Friday 25 August 2017

Binary Options Vic


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Incluirá com o VIC 20 em breve. 25 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta FELIZ NATAL. D Pontos de interrupção corrigidos. Eu acidentalmente arrumei o código em versões anteriores, pois os pontos de interrupção criados executam 1 quadro atrasado. 24 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta Implementou uma solução alternativa para corrigir um possível erro de temporização no Linux devido a um erro na versão Linux do Java. Bugs. openjdk. java. netbrowseJDK-8058747 Atualização: o emulador desabilita totalmente o ajuste de latência se esse erro for detectado. 23 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta VIC 20 Beta - corrigiu um bug VIC introduzido em 5 de dezembro. O texto no final da liberação de robôs rola de forma suave novamente. Adicionou código de redução de latência de áudio. Barra de título atualizada. (Máquina de emulação, PALNTSC, unidade de disco de máquina, ciclo de ciclosecond, taxa de atualização vertical da tela, (latência de áudio) 22 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta Deixe o sistema alocar o tamanho do buffer de linha de dados de fonte de áudio. A velocidade do loop do jogo emuladores Foi bloqueado de forma involuntária pelo buffer de áudio. O tempo parece muito mais estável agora.) 21 de dezembro - C64 Beta Fixed Diskviewer se deslocando ao carregar ou criar novos discos 19 de dezembro - C64 Beta SID Player - desabilitou a configuração automática de sinalizadores VIC-II IRQ Quando o arquivo SID possui seu próprio player. C64MusicDEMOSA-FCannonFodder. sid do HVSC joga corretamente agora. 17 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta Lógica de cores atualizada com base em informações aqui gten. wikipedia. orgwikiYUVSDTVwithBT.601 Comportamento de alavanca de cores ajustada. Todos os emuladores estão contidos em um arquivo jar agora. Somente a diferença com cada uma das versões Beta para download dos emuladores é o arquivo manifesto. Vou incluir opções para invocar a emulação de outros sistemas a partir do arquivo jar em uma versão futura. 14 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta Todas as opções de cores e redimensionamento da tela são aplicadas em tempo real, inclusive quando o emulador está em pausa. C64 possui uma nova paleta interna (Colodore) gerada usando a lógica do colodore de Philip Pepto Timmermann. 13 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta A saturação de cor usa Rec. 601 ou Rec. 709 Coeficientes Luma (selecionados no menu de cores). Escala de cinza melhorada quando a saturação é definida como 0. 12 de dezembro - Atari 2600 Beta, C64 Beta e VIC 20 Beta Sliders para controlar os níveis de saturação de cor, brilho, contraste, gama e RGB disponíveis sob a nova guia Cor no menu de configurações. 11 de dezembro - VIC 20 Beta 10 dezembro - C64 Beta, Atari 2600 Beta, VIC 20 Beta Todas as Imagens Buffered usadas para o processamento de telas desinterlacadas criadas na seleção de tela. Uso de memória muito reduzido para mistura de adaptação de movimento. ) Nova lógica para Motion Adaptive Blending - reduz consideravelmente o fantasma, mas introduz alguns pequenos cortes nas telas com muita ação. 8 de dezembro - VIC 20 Beta 2 unidades de disco suportadas. A única razão pela qual não tenho habilitado 4 é porque as imagens não cabem no painel corretamente. P Ajuste o tamanho da tela visível para NTSC 7 de dezembro - C64 Beta C64 O arquivo beta foi carregado novamente. Devo excluir acidentalmente a última versão por engano. Nova opção de linha de comando: - snapshot snapshot file 7 de dezembro - VIC 20 Beta Joystick. Teclado numpad-right ctrl é o joystick padrão. Configure o joystick através da configuração e dos menus do dispositivo. A opção Gamepad será desativada se o gamepad não estiver inserido quando o emulador tiver sido iniciado ou o Jinput não estiver instalado. O Jinput está incluído no pacote jar e pode ser instalado através da guia de configuração no menu de configurações. Os arquivos Jinput serão instalados no mesmo diretório que o arquivo jar do emulador. Salvar configuração (tamanho da tela, diretório do disco padrão) Configuração da unidade disponível na aba do dispositivo. Nota . Apenas uma unidade é suportada nesta fase. Vou habilitar o suporte de unidade múltipla do mesmo modo que o emulador C64 na próxima versão. 6 de dezembro - VIC 20 Beta (versão f) Última atualização para hoje. Voltarei ao máximo de 1 lançamento. ) NTSC ratio 3: 2, PAL ratio 5: 3. Obrigado a Mike pelas sugestões. Eu adicionarei razões personalizáveis ​​em uma versão futura para todos os emuladores. (Versão e) Relação de aspecto modificada para 5: 3 Versão atualizada d (em itálico). A leitura de ORA e ORB VIA registos não alterou limas de interrupção claras, o que não permitiu que a unidade de disco funcionasse corretamente. Corrigido agora. (Versão d) O VIA IRQ fixo confirma quando o temporizador A subjuga o mesmo ciclo que T1-CL (registro 4) é lido. Corrige problema onde a tela do jogoBandits ficaria sem sincronia após alguns minutos. Mais melhorias na leitura do valor do raster no modo NTSC. As imagens MIFLI são exibidas corretamente. (Versão c) Paletas selecionáveis ​​através da aba de tela das configurações (do VICE). (Versão b) Melhoria da sincronização entre NTSC entrelaçada. Imagens de exibição Retina agora são estáveis. (Veja as capturas de tela do exemplo abaixo que foram capturadas usando VIC 20 Beta) Exibição aprimorada de imagens de exibição de retina usando entrelaçamento NTSC. 5 de dezembro - VIC 20 Beta (versão b) Implementar bandeira entrelaçada para NTSC. Quando o sinalizador é definido através do registro 9000, o emulador irá automaticamente mudar para a renderização do modo de tecelagem se não for selecionado nenhum modo de desentrelaçamento. Quando o sinalizador é desmarcado, o emulador retornará para o modo sem desentrelaçamento se nenhum modo for selecionado anteriormente. Testado com um programa de teste por Marko Mkel, mas seria bom obter mais alguns programas de teste para o modo entrelaçado com alguns resultados de um VIC NTSC real 20.) Instantâneos habilitados e suporte de fita. Incluiu o modo de tela VIC para compatibilidade com as capturas de tela do repositório de teste do VICE usadas com Testbench. Apenas disponível ao executar Testbench. Reposição Soft e Hard implementada. O rescisão rígida limpa a memória principal e colorida, e redefine o chip VIC. Velocidade da CPU ajustada para corrigir valores para NTSC e PAL. Nota . O tipo RAM e VIC (NTSC ou PAL) pode ser comutado a quente. Alterar o tipo de VIC também altera a ROM do Kernal. Você precisará reiniciar manualmente o emulador para posicionar a tela corretamente e visualizar os bytes de RAM corretos disponíveis no BASIC. Os cartuchos podem ser suportados usando a memória completa, carregue o cartucho usando Load prg e depois faça um Soft Reset. Vou adicionar suporte apropriado para cartuchos em uma versão futura. 3 de dezembro - Versões do Atari 2600 e VIC 20 beta Primeira versão da versão beta dos novos emuladores Atari 2600 e VIC 20 que usam os recursos avançados do C64 Beta. Ambos são utilizáveis ​​e estáveis, mas estão incompletos. Incluirei suporte de fita e cartucho para VIC 20 Beta no próximo lançamento em algum momento da semana. Nota: instantâneos para Atari 2600 e VIC 20 aparecem no menu, mas ainda não são funcionais. 30 de novembro - C64 Beta Atualizou a lógica do ECM para combinar meu C64 real. Quando o bit ECM está em transição de 1 gt0, o gerador de endereços mantém as linhas 9 e 10 baixas um ciclo mais se CB13 estiver configurado ou o modo de exibição atual for ilegal. Os resultados podem ser vistos com programas de repositório do programa de teste VICE viciitiming (delayed - ECM), movesplit (delayed - push f, shift split right right pressionando d), e modesplit (não atrasado - segundo lote de testes com 6 setas). Os resultados no emulador são confirmados para corresponder ao meu C64 real. 27 de novembro - C64 Beta Emulação melhorada das versões NTSC do VIC-II. Posições de Sprite e temporização de BA fixada para 6567 e 6567R56A 23 de novembro - C64 Beta Erro de transbordamento de faixa de disco fixo que às vezes (raramente) bloqueava o emulador durante a mudança de faixa de cabeçalho. 5 de setembro - C64 Beta A configuração de salvamento salva o último diretório do disco carregado para a unidade 8 e o último diretório do FileOpen no menu superior. Salvar na saída salvará automaticamente a configuração atual ao sair do emulador. Corrigido algumas teclas para o layout do teclado espanhol. Obrigado Gonzalo por testar. ) 3 de setembro - C64 Beta Atualizado Destaque Função seção do site. O C64 Beta é estável e possui a maior parte do recurso que eu quero implementado para o primeiro lançamento. Eu ainda preciso escrever um manual, embora eu acho que vai ser um trabalho em andamento. Estarei lançando versões atualizadas dos emuladores VIC 20 e Atari 2600 que possuem a maioria dos novos recursos do C64 Beta, ao mesmo tempo em que libere formalmente o C64 Beta como estável e removo os antigos emuladores obsoletos. Os ícones da unidade de disco e o emblema c64 redimensionam no tamanho da tela. 2 de setembro - C64 Beta Comportamento do LED de atividade do disco fixo quando a unidade está desligada. 1 de setembro - C64 Beta Display LED de disco melhorado removido temporizador redundante do sistema Permitir salvar a relação de aspecto no arquivo de configuração O LED do disco flexível entra e sai com facilidade. O efeito pode ser visto em Biba 2 e Digital World 31 de agosto - C64 Beta GCR leitura de discos no nível de bits. Escrever no disco ainda está no nível do byte. O Diskviewer redimensiona imediatamente quando a janela principal é redimensionada. Alguns suportes de teclado em espanhol 29 de agosto - O C64 Beta Diskviewer é aberto ao selecionar uma imagem d64g64 usando o menu Fileopen para permitir a seleção do arquivo para execução automática. 28 de agosto - C64 Beta Pode salvar o tamanho padrão de pixel usando a configuração Salvar no menu de configurações. Código de sono de unidade fixa. Warp modo muito mais rápido novamente quando o drive não está em uso. 26 de agosto - C64 Beta Pode salvar imagens G64. As zonas de velocidade são atualmente ignoradas, mas estão incluídas nas imagens salvas. Confirmado capaz de recarregar e usar imagens G64 salvas em VICE, CCS64 e HOXS64. 25 de agosto - C64 Beta Conversão GCR - gtbyte muito refinada para uso com imagens d64 e visualizador de disco ao carregar a imagem g64 ou gravar no disco. 20 de agosto - Suporte C64 Beta G64 - Somente leitura e meias faixas são ignoradas nesta fase. Pode converter G64 para uma imagem D64, salvando como uma imagem D64. Novas opções de linha de comando: - warp, - debugcart, - limitspeed cycles 18 de agosto - C64 Beta REU - valores fixos de registro de endereço base c64 após a execução do comando swap Testbench - suporte para old-sid, new-sid, mountg64: opções de linha de comando destinadas a serem usadas Com scripts testbench da Groepaz. Usando o formato VICE para consistência. Estou apenas implementando comandos usados ​​pelo testbench nesta fase, mas planejo incluir muitos mais em lançamentos futuros. Java - jar C64Beta20160818.jar opções (veja as opções abaixo) -8 filename. d64 inserir disco na unidade 8 e autoload primeiro arquivo - cart cartridge. crt inserir cartucho-reu - reusar 512-sidenginemodel modelo 256 6581 (sid antigo) 257 8580 ( Novo sid) filename. prg autoload program16 agosto - C64 Beta Lógica de jogo melhorada e mais precisa do jogo. 15 de agosto - C64 Beta Implementou a nova lógica do Loop do Jogo com base nas informações deste site para limitar a velocidade do emulador. O emulador não congela mais quando o tempo do sistema muda. O gatilho ocasional ao reproduzir SID parece estar fixo agora ao mudar as músicas. 13 de agosto - C64 Beta Testbench - plugin VICE Para configurar, vá para a guia de configuração do Testbecnh (disponível sob ferramentas) e selecione o diretório testbench com o repositório do programa de teste VICE. A pasta deve conter o arquivo testbench. sh. Você precisará salvar o arquivo de configuração para habilitar os plugins. O plugin VICE é chamado x64sc. Selecione o executável VICE (apenas WINVICEs testados x64sc. exe, mas deve funcionar com outras plataformas). Certifique-se de salvar novamente para que você não precise configurar na próxima vez que você executar testbench. 6 de agosto - C64 Beta Refinado Código TTL Pode reproduzir uma parte dos programas de teste no Testbench clicando com o botão direito do mouse em uma pasta. 18 de julho - C64 Beta Atualizou o KCS Power cartridge usando a lógica da Soci que foi encaminhada para mim via Groepaz. Novo comando no monitor remoto - execute x. Reinicie o emulador, execute x número de ciclos e entre no monitor. por exemplo. Echo execute 500nc localhost 6510 SID Player - exibe autor alternativo se disponível em STIL 2 de julho - C64 Beta PSID Player - exiba os comentários SID e rastreie os nomes do STIL atual STIL. txt do HVSC se disponível. Vou arrumar a GUI no próximo lançamento e incluir mais informações no player a partir do arquivo STIL. txt. 1 de julho - C64 Beta NOVA FUNÇÃO Monitor remoto ativado pela guia de configuração em configurações. Enviar comandos ao emulador através de uma sessão telnet ou netcat, por exemplo, da linha de comando telnet localhost 6510 ou eco resetnc localhost 6510 manter vivo deve ser selecionado para o primeiro exemplo se você quiser manter a sessão ativa depois de entrar em um comando. Mantenha-se vivo deve ser desativado para o segundo exemplo, apenas implementado como prova de conceito neste estágio, de modo que apenas os comandos reconhecidos no momento são reiniciados, redefinir 0 e sair, o que faz uma reinicialização, redefinir soft ou terminar a sessão, respectivamente. Planejo adicionar uma funcionalidade muito mais útil no futuro próximo. ) 29 de junho - C64 Os pontos Beta Break são alternados através do botão direito do mouse, na janela de desmontagem do Monitor. Os botões esquerdo e central estão desativados e serão reservados para outras funções. Novo método de entrada para Monitor. A entrada é separada para o console de saída. O histórico de comandos pode ser pesquisado pelas setas atualizadas. Novos comandos no Monitor: - cls - limpa o console do monitor - exibe o conteúdo se o atual diretório de trabalho cd - cd. Define o diretório de trabalho para pai, cd arg1 define o diretório de trabalho para a subpasta arg1 se ele existir. Nota: dir e cd ainda não têm uso funcional, mas será quando eu implemento carregar, executar automaticamente e salvar comandos no Monitor. O botão C executa um único ciclo e o botão I executa uma única instrução. Eles estão localizados em cima da janela do console Monitor. Vou substituí-los por ícones assim que encontrar alguns que sejam adequados para representar suas ações. Estarei incluindo mais funções, então melhorará a GUI. ) 28 de junho - C64 Beta Novo comando no Monitor (no menu de ferramentas) para executar o número de instruções. Z num onde num é o número de instruções em hexadecimal para executar. por exemplo. Z 5 executa 5 instruções completas. Se a CPU estiver em estado de paragem, nenhuma instrução será executada. Novo comando PC (j) definido. Semelhante ao comando g, mas não sai do Monitor. Formato: j endereço. Addressnew Program Counter (PC) em hexadecimal. por exemplo. J fce2 configura o PC para fce2 e obtém o próximo opcode a partir desse local. A primeira coluna da janela do desmontagem mostra o passo de instrução atual. O passo único do ciclo é feito através do comando r. por exemplo. R 4 executa 4 clockcycles. Nota: os comandos reais para executar funções podem mudar quando o desenvolvimento do Monitor for concluído. Eu documentarei todos eles quando eu finalmente liberar a versão Beta como estável. Problema corrigido com o emulador às vezes congelando ao sair do Monitor que foi disparado por um ponto de interrupção. Problema corrigido onde as instruções atuais às vezes não foram exibidas na parte superior da janela de desmontagem ao entrar no Monitor. A instrução atual ainda pode não mostrar em circunstâncias raras se ele foi desmontado como um operando de outra instrução durante a entrada no Monitor. 27 de junho - C64 Beta Incluiu uma janela de desmontagem de todo o banco de memória atual na ferramenta Monitor. Os pontos de interrupção podem ser alternados através da janela de desmontagem. 23 de junho - C64 Beta Melhor jogador SID que agora usa IRQs. Utilizou parte do código do PSID Player da Dag Lem. Ubi-Sound de Jeroen Tel fixou. Visão e sensação atualizadas do SID Player Valores fixos do cronômetro CIA para músicas que usam tempo de CIA para velocidade jogada no SID Player. 20 de junho - C64 Beta Aumenta a freqüência de atualização de contagem de relógio de cada 12 segundo a cada 110º de segundo no SID Player. Melhora o tempo para pular automaticamente para a próxima música usando os comprimentos de tempo da música do HSCV. Corrigido erro onde o monitor não estava fazendo uma pausa no emulador. Corrigiu Tusker sid novamente. Eu quebrei esquecendo de descomentar SEI no código do jogador SID durante o teste. Corrigido o duplo clique do arquivo SID depois que o player SID parou reiniciou o temporizador corretamente Músicas do arquivo SID exibido em uma tabela no SID Player. Eles podem ser executados clicando duas vezes. Eu adicionarei suporte STIL em uma versão futura. Consulte Coleta SID de Alta Tensão (HVSC) para obter mais informações sobre a coleção HVSC. Quadro do jogador SID redimensionável Correção do HVSC. O diretório raiz HVSC pode ser configurado através do menu de configuração em configurações. Uma vez definido, o emulador procurará o arquivo Songlengths. txt em DOCUMENTOS de subdiretório para horários de configuração para os comprimentos da música sid. A configuração pode ser salva pelo menu de configuração em configurações. Só permite salvar o diretório raiz HVSC nesta fase depois de ser configurado. O contador do Player SID é funcional. O jogador desligará a música atual se o loop for selecionado. O jogador saltará para a próxima música quando a música atual estiver completa, o loop não selecionado (o padrão é selecionado) eo HVSC está configurado corretamente. 19 de junho - C64 Beta 2nd SID funciona corretamente agora. Cada SID é reproduzido em canais separados quando o 2º SID é habilitado para produzir saída estéreo. Se apenas 1 SID estiver habilitado, o SID será reproduzido em ambos os canais. 18 de junho - C64 Beta Re-enabled opções para o segundo SID. Saída Fixed SIDPanel. Suporte Dual SID - Ativado e configurado via Chip configurado no menu de configurações. SID Player configura o modelo SID de acordo com as bandeiras do arquivo sid. Suporte para SID duplos. Tela em branco durante a reprodução de sids. Reinicialização retardada quando carrega automaticamente programas 17 de junho - C64 Beta SID Player lida com velocidades diferentes corretamente agora. Wizball. sid joga na velocidade correta. Mais correções para o SID Player - Tusker funciona novamente. 16 de junho - C64 Beta O built in SID Player pode reproduzir sids que residem sob a área IO. O jogador é dinâmico, então será automaticamente deslocado quando necessário. Detecta músicas básicas e as executa pelo comando BASIC RUN. Reproduz todas as músicas no repositório de teste VICEs VSID. Abrindo um sid usando Open. Através do menu do arquivo ou a GUI do player SID reproduz a música padrão. As bandeiras são detectadas, mas são ignoradas nesta fase. Sem inicialização de tela, então a tela do emulador principal às vezes tem lixo nela durante a reprodução de músicas, mas não afeta a qualidade de reprodução. 15 de junho - C64 Beta Suporte para arquivos. sid. Um jogador SID básico pode ser acessado através do menu de ferramentas ou ao usar Abrir. No menu de arquivos ao carregar um arquivo sid. O temporizador não está atualmente implementado. Parar, música anterior, Playpause e os seguintes botões de música são funcionais. O jogo irá inserir um jogador SID para tocar as músicas inicializadas por uma imagem armazenada em um cartucho SuperSuper (tipo 8). Stop irá expulsá-lo. Planejo adicionar suporte para a biblioteca HVSC em uma versão futura. Reparo de arquivos binários de Assembler quando o ffff de localização de memória é usado 11 de junho - C64 Beta Mudou a velocidade limite e as opções de pausa para as configurações. Auto-carregamento melhorado para Testbench. Nova opção Abrir ... no menu do arquivo. Permite carregar automaticamente e executar os arquivos prg, t64, d64, sid e crt. Dependendo dos compromissos do meu dia de trabalho, estou com o objetivo de ter a primeira versão estável do que é conhecido como C64-Beta com um manual adequado até 1 de julho. Eu também tenho cópias de trabalho do Atari 2600 e VIC 20 que usa os novos recursos do C64 Beta. Planejo liberá-los depois de ter algum tempo para trabalhar corretamente. 05 de junho - C64 Beta Captura fixa de mouse. NOVO formato de arquivo T64 suportado pelo menu de carregamento Datasette. Carrega a primeira entrada de imagem na memória. Suportará múltiplas imagens arquivo. t64 em uma versão futura. 04 de junho - C64 Beta Gamepad - O Gamepad deve estar conectado ao computador antes de iniciar o emulador. Suporta apenas um dispositivo por vez. Vou adicionar suporte para vários dispositivos em uma versão futura. Requer a instalação de arquivos de biblioteca JInput no mesmo local que o emulador. Os arquivos necessários estão incluídos no emulador e podem ser instalados através do novo menu de Configuração acessado através das configurações. 01 de junho - C64 Beta SID 8580 disponível no menu de configurações do Chip set - Com base em reSID by Dag Lem Adjustments para o tamanho de tela padrão do VICE para compatibilidade com os programas NTSC Testbench que comparam resultados com uma captura de tela. Nota . O NTSC ainda está em fase de prova de conceito e ainda não é perfeito para o ciclo. 24 de maio - C64 Beta Alguns aprimoramentos para o código de tela inteira NOVO FUNCIONAMENTO Suporte de internacionalização. Este é um trabalho em andamento e vou adicionar idiomas a pedido. Estou confiando no google tradutor no momento, mas quando completo a migração de todas as cadeias de código rígido dentro do emulador para suportar a internacionalização, procurarei assistência de falantes nativos de cada idioma para corrigir minhas traduções. ) 23 de maio - C64 Beta Corrigido algumas chaves não sendo reconhecidas no modo de tela cheia. TABgt CTRL funciona em modo de tela cheia agora. O modo de tela cheia suporta linhas de varredura variáveis ​​- Testbench testes que alteram o tipo de VIC-II automaticamente redimensiona se estiver executando no modo de tela cheia. 21 de maio - O modo C64 Beta Full Screen está marcado como estável agora. ) Melhor desempenho do desenho na tela no modo de tela cheia. Opção para escolher taxa de atualização e profundidade de cores para o modo de tela cheia. 20 de maio - C64 Beta Fixed sprite enable timing bug Eu acidentalmente introduzi 9 de janeiro. O rosto do gato e o efeito por trás dele são exibidos corretamente no Wonderland XII novamente. 19 de maio - C64 Beta O teclado fixo que perde o foco e a tela às vezes permanece obscuro ao mudar para o modo de tela cheia. Suporte aprimorado de tela cheia. O modo de tela cheia usa buffer duplo e está estável agora. ALT-ENTER para alternar 18 de maio - C64 Beta Melhoria da funcionalidade da captura de tela - Pode salvar quando o emulador está em pausa. Reparo da relação de aspecto corrigido em distorção em alguns modos Configurações de tabelas Ajustes menores ao tratamento de capturas de tela Testbench Valor fixo padrão dos modos de tela cheia disponíveis para exibir corretamente a resolução atual. Nota . A funcionalidade do modo de tela cheia ainda não é considerada estável. Se a tela se tornar corrompida, saia pressionando ALT-ENTER (esta seqüência de teclas alterna a tela inteira onoff) Exibir o menu removido da barra de menu superior. Todos os itens do menu de exibição foram movidos para as configurações da tela. Note: implementei, mas não lançou uma nova versão de trabalho do Atari 2600 usando o mesmo modelo que o C64 Beta. Uma vez que o C64 Beta seja lançado como estável, atualizarei o Atari 2600 para aproveitar todos os novos recursos que o C64 Beta está usando. Também farei o mesmo pelo VIC 20. RESUMO DO ESTATUTO DAS CARACTERÍSTICAS PARA A ÚLTIMA LIBERAÇÃO ESTÁVEL DO EMULADOR C64 ACTUALIZADO (ACTUALMENTE C64 BETA) Funcionalidade Core Completa VICII 6569 CIA 6526 e 6526a SID 6581 CPU 6510 Diskviewer Testbench Multiplicador de CPU Troca a quente entre diferentes tipos de chips CIA e VIC-II C1541 - unidades únicas e múltiplas. VIA 6522 CPU 6502 C1530 - gravação na fita não suportada. Snapshots Capturas de tela Suporte de cartucho ActionReplay KCSPowerCartridge FinalCartridgeIII SimonsBasic OceanType1 Especialista SuperGames EpyxFastLoad FinalCartridgeI GameSystem Dinamic Zaxxon MagicDesk Suporte para mouse REU - 512K e 16MB VPL, REU, D64, TAP, CRT e suporte de arquivos PRG Incompleto mas funcional. VICII-6567 e VICII-6567R56a Monitora Monitor Sidpanel Modo de tela cheia (concluída 21 de maio de 2016) Suporte de cartuchos EasyFlash FreezeFrame FreezeMachine Recursos ainda não implementados. Opções de linha de comando Suporte de dispositivo HID (implementado em 4 de junho de 2016) Suporte a arquivos G64 e T64 (T64 implementado 5 de junho de 2016) SID 8580 (implementado 1 de junho de 2016) Dispositivo de teclado para PC Mais tipos de cartucho Arquivo de configuração 17 de maio - C64 Beta Limite de movimento aumentado para Motion Mistura adaptativa (MAB) - melhor exibição de quadros que têm muito movimento quando no modo de desentrelace MAB. Opções de desentrelação CRT nenhuma (padrão) - cada quadro é desenhado para a tela sem processamento extra. Causará cintilação com imagens entrelaçadas. Mistura - a moldura atual é combinada com a moldura anterior. O fantasma pode ocorrer. Tecelagem - Os quadros consecutivos são desenhados para linhas oddeven. Pode causar penteamento com imagens em movimento Misturador Adaptável de Movimento - combinação de tecelagem e mistura. Reduz muito o fantasma e o penteamento. Este modo parece combinar o mais próximo do conversor de vídeo que uso para conectar meu C64C real a um monitor moderno. Ainda um trabalho em andamento. 13 de maio - C64 Beta Transições mais suaves de tela ao alterar cores, tipo VIC-II ou modo de borda de tela. Incluído filtros R G B 12 de maio - C64 Beta Novas opções CRT através do menu de configuração da máquina. Linhas de digitalização e mistura de imagens disponíveis. A mistura de imagens reduz a cintilação com imagens entrelaçadas. Veja algumas capturas de tela acima que foram feitas usando o c64 Beta com a mistura ativada. Imagens criadas pelo grupo alemão Demo Crest. Observe que as capturas de tela que são tiradas com as linhas de varredura habilitadas serão salvas ao dobrar as dimensões padrão do c64. Executar testes via Testbench desabilitará as linhas de varredura se elas estiverem habilitadas. 11 de maio - C64 Beta New Panel colors Testbench - problemas fixos com o estado da máquina de restauração depois de executar um teste NTSC ou NTSC. Atualização aprimorada do status do programa de teste em execução. 10 de maio - C64 Beta Corrigido bug no modo NTSC onde o emulador falhava se o LPX fosse lido em um ciclo 65 Erro corrigido introduzido com hotswitching do VIC-II para a detecção do último ID do ciclo para o VIC-II. O Krestage 3 não modificado original passa o teste VIC-II embutido e corre corretamente novamente. 9 de maio - C64 Beta multiplicador de CPU - disponível no menu Configurações da máquina. Aumente os ciclos de CPU por um fator de 2,3 ou 4. Não afeta nenhum dos outros chips. Isso faz com que jogos como fairlight e driller funcionem muito mais rápido sem afetar eventos como a música. Ele deve ser configurado de volta ao normal para qualquer momento em que um programa requer emulação de unidade verdadeira ou usa truques VIC-II avançados. TESTBENCH play, arquivo não encontrado e ícones do tempo. Filtro PAL corrigido Usa as dimensões da tela padrão do VICE e a paleta Pepto para compatibilidade com os programas de teste VICEs que usam uma captura de tela de referência. Os testes que possuem uma captura de tela de referência são comparados com a captura de tela capturada pelo emulador após o teste. Se eles combinarem as passagens de teste, caso contrário, ele falha. O modo de fronteira e as seleções de paleta estão disponíveis no menu de configurações da máquina. Isso acabará por substituir os itens no menu de exibição acessado através da barra de menu. Alguns filtros estão disponíveis. Quando o relatório de falha é selecionado, apenas os testes falhados são exibidos na janela da árvore. Corrigido o comportamento de pixels de um sprite durante uma mudança para o registro de habilitação multicolor. Teste mc-hires-exp. prg e mc-hires. prg agora passam Testbench. O resultado foi confirmado para coincidir com o meu C64 real. ) 8 de maio - C64 Beta Seta esquerda esquerda para PAGE DN além da backquote para suportar outros layouts de teclado. Planejo incluir a internacionalização após o C64 Beta ser lançado como uma versão estável. Testbench - opção para classificar os programas de teste alfanumericamente. Algumas mudanças na GUI. Adicionará opções de refinamento na próxima versão. 5 de maio - C64 Beta Testbench - mountd64, mountcrt, ntsc, pal, ntscold e suporte reu512k. As capturas de tela de referência são carregadas se disponíveis. Imagem de mapeamento de teclado C64PC redigida (veja acima). Eu melhorarei uma vez que eu finalmente libere um manual depois que a versão Beta do C64 possui todos os recursos mínimos implementados. 3 de maio - C64 Beta Pode salvar as capturas de tela através do menu do arquivo. Vou fornecer uma opção de atalho na próxima versão. Interface de testbench aprimorada. Ainda um trabalho em andamento. Projetado para uso com programas de teste VICE, mas pode ser personalizado para uma biblioteca de programas personalizados. Capturas de tela são capturadas após cada teste e podem ser visualizadas através da navegação na árvore. O painel superior da direita mostra a tela capturada. O painel inferior do lado direito é reservado para desenvolvimento futuro, incluindo testes interativos que requerem uma tela de referência. Você pode executar um único teste clicando duas vezes no item de teste na navegação na árvore ou use o menu play in file para executar todos os testes. Consulte sourceforge. netpvice-emucodeHEADtreetestprogstestbench para obter mais informações. 1 de maio - C64 Beta Resumo incluído das falhas para testbench. Suporte de testbench adicionado desenvolvido pela Groepaz. Clique aqui para obter mais informações, incluindo a estrutura de arquivos. in. Suporta bandeiras de código de saída, cia-old e cia-new. Ainda está em andamento e possui uma GUI muito básica nesta fase. Disponível no menu de ferramentas. Software de cartucho atualizado fornecido pela RGC para o cartucho de energia KCS. 29 de abril - C64 Beta Atualização diferida da ICR ao reconhecer IRQs da CIA. Corrige VICE bug740 para CIA antiga e novas CIAs. 27 de abril - C64 Beta Cartucho tipo 45 (Freeze Frame) e 46 (Freeze machine) reconhecido. Ainda em desenvolvimento O tipo de cartucho 8 (Super games) suportou VICE BUG 740 Problemas de tempo da CIA no antigo e novo modelo da CIA - fixado para a nova CIA. Saída do programa de teste confirmado com o meu C64 real. Vou implementar uma correção para a antiga CIA em uma versão futura. Algumas atualizações da GUI para o menu da máquina. 21 de abril - C64 Beta Fixed REU menu Fixed Expert Cartridge support. Sprites habilitado nos valores spuse xpos de 0x1f8-0x1ff no modo NTSC O status Framessecond reflete o número de quadros emulados ao invés dos quadros desenhados (modo warp) MOS6567R56A (NDSC VELHO) disponíveis através das configurações da Máquina. Vou limpar a GUI na próxima versão. 20 de abril - C64 Beta Suporte do mouse e configuração aprimorada para portas de controle - Acessado através do menu Dispositivos em configurações. ALT-J troca dispositivos em portas de controle (substitui o swap F11) ALT-G alterna a captura de eventos de mouse. O mouse deve ser selecionado em uma das portas de controle através do menu Dispositivos antes que a captura de eventos do mouse se torne efetiva. 18 de abril - C64 Beta Emulação de mudança de disco melhorada. A unidade inicializa corretamente após a troca do disco 17 de abril - C64 Beta Corrige o suporte de unidade múltipla ao usar menos de 4 unidades. Funções de unidade única conectadas corretamente novamente. Nota: Ive removida temporariamente o menu da unidade do menu de cima. Clique na imagem da unidade para carregar um disco via diskviewer. 16 de abril - C64 Beta Suporte de unidade múltipla - Pode selecionar até 4 unidades através das novas configurações do dispositivo. Nota: instantâneos apenas restaura e salva o dispositivo 8. Incluirei o suporte a instantâneos para as outras unidades na próxima versão. Os cartuchos são redefinidos com uma reinicialização suave. O reset rígido também irá limpar a memória do cartucho. Melhoria da emulação NTSC. A borda direita fecha-se no ciclo correto, mas a borda lateral ainda não está sendo aberta corretamente. Vai fazer mais pesquisas e corrigir em uma versão futura. 15 de abril - C64 Beta Suporte NTSC - interruptor quente entre PAL e NTSC através das configurações da máquina. Eu apenas fiz testes mínimos do NTSC e ele usa as mesmas cores que PAL por agora. Eu incluí isso como prova de conceito nesta fase, mas parece estável. Estou ciente da borda direita fechando 8 pixels de atraso e irá corrigir na próxima versão. Passa o teste VICE phi1timing. O modo NTSC corrige as falhas do Apollo 18. Eu farei testes mais completos e limpeza de código uma vez que incluo todos os outros recursos mencionados na minha mensagem anterior. AVISO - tentar carregar uma captura instantânea PAL no modo NTSC irá congelar a emulação se ela for salva em uma linha de varredura maior do que 263. Vou adicionar verificações para evitar falhas em uma versão futura. A maneira segura de carregar instantâneos que você não tem certeza é carregá-los no modo PAL e mude para o NTSC assim que o instantâneo estiver sendo executado. 11 de abril - C64 Beta Modo de tela cheia - ALT-ENTER alterna. Deve ser mais estável do que a versão atualmente lançada. Novo menu de configuração. Pode configurar CIAs e configurações de tela cheia. Mais por vir. Os seguintes pontos são a lista mínima de coisas ainda a fazer antes do novo emulador C64 sair do BETA e substituir a versão lançada existente. Eu já tenho o código completo para a maioria desses recursos. Eu só preciso implementá-los no novo emulador. Eu tenho muito mais recursos novos planejados para o emulador, uma vez que ele sai do estágio Beta. Multiple drive support (completed 17 April) Complete cartridge snapshot support Variable cpu speeds (completed 9 May) Proper Manual Option for PC keyboard mapping Joystick configuration in menus - (completed 20 April) Mouse support - (completed 20 April) Improved MonitorDisassembler UUdecoder Improved full screen support - currently screen sometimes becomes corrupt. Just exit and re-enter full screen mode to fix for now. Any other feature I might have missed that exists in the currently released version Testing, testing and more testing. ) 10 April - C64 Beta 09 April - C64 Beta Monitor - Added a (assemble), m (memory dump) and p (poke) commands Keyboard shortcuts implemented for some menu items. ALT-PAUSE :toggle pausing of emulator ALT-W :toggle warp mode ALT-M :pause emulator and open Monitor ALT-R :Soft Reset ALT-CTRL-R :Hard Reset ALT-8 :Toggle visibility of Diskviewer for drive 8 07 April - C64 Beta Fixed graphic buffer issue in first part of Flexible demo by Offence. Fixed some programs being corrupt when using disk viewer to quick load a program. 06 April - C64 Beta Fixed bug with disk id on some disks introduced on 16 March of the new Beta version of theC64 emulator - Skate or Die loads correctly again 05 April - C64 Beta Fixed size of disk viewer when loading new disk after resize of main screen. Load snapshot - Only loads snapshots created by the released version of c64.jar at this stage. Disk viewer will update disk content from snapshots. I plan on supporting snapshots from other emulators and give options to customize loading and saving of snapshots. Some minor bug fixes. Monitor now works without resetting the emulator. Will re-introduce most of the monitor commands in next release of Beta. 20 March - C64 Beta version Fixed BASIC pointers when quick loading programs from disk via the disk viewer. Clicking disk image on main panel now toggles disk viewer. Improved scrollable display. Beta version of new emulator Im working on is now available for download. Once I include all the features of the old emulators, the new version of the emulator will replace them. I still need to implement snapshots, support for multiple drives, full machine monitor, full screen support and a few other small things as the bare minimum. I should have that done within a couple of weeks. The new version has a much more advanced disk viewer allowing saving of d64 images which you can preview now in the beta version. The disk view for drive 8 can be viewed by clicking the disk drive image in the bottom panel at any time. Programs can be loaded into memory immediately by double clicking the filename. Please note the disk viewer under the tools menu is separate to the physical drive version but can still view disk contents and load files into memory by double clicking the filename in the viewer. The new version of the emulator once it comes out of beta will include a lot more tools to play with. Assista esse espaço. ) 18 March - NEWS I will release a beta version of the new C64 emulator this weekend. It has most of the features of the currently released version implemented already. The new emulator includes a much improved disk viewer which updates in real time and can finally save D64 images 11 March - Final Cartridge III VIC register value d011 set to 0 when cartridge inserted. Final Cartridge III now defaults to desktop when inserted. 10 March - No uploaded updates Im currently rewriting all the emulators from the bottom up. I will upload a beta version within a couple of weeks. Once the new version of the emulators have all the features of the currently published emulators, I will release them with version numbers at the end of every month, with occasional ad-hoc releases when I implement major changes or fix a reported bug. 20 February Assembler src filename - include source code from file filename as though it is part of the current source code. At this stage the file must exist at the current source codes location. Subfolders should work but I havent tested it yet. Parent folders wont work at the moment but I will fix this in a future release. The Assembler is still in development stage so I havent drafted a manual yet. Im focusing more on the functionality at this stage so the look and feel including text colors are likely to change. I welcome any feedback, suggestions or requests via this sites contact page or send a message to willymanilly at csdb. dk. ) 13 February Assembler Assemble to binary file - Save compiled program without program start address in header Assemble to file - Save compiled program with program start address in header (lowhigh) bin filename includes contents of binary file into compiled code. File must be same directory as source code. eg. 4000 bin data. bin loads test data into memory starting from memory location 4000 More debug info into standard output including line numbers of errors. This will eventually be output into a debug window. 10 February Assembler - Alpha characters in strings (scr ab) converted to screen alpha codes. eg a1,b2 etc AssemblerMonitor - NOP now compiles to ea instead of 1a. Assembler more fixes to formulas. You can mix highlow byte operations anywhere in function now. (before it could only be first operand of a function) Fixed error when there was an 8 bit result within bracket of formula when final result is meant to be 16 bit. eg. lda 0400(403),x compiles properly now. Labels are not case sensitive. eg test, TEST and TeSt are recognized as the same label. TODO before formalrelease (suggestions and requests very welcome) :) compiler output console multi-file support conditional code manual 8 February Assembler - Some bug fixes and improved calculation of formulas. See below for an example of what compiles correctly. note: Labels embedded in operands will not be recognized and will be underlined until the program is assembled. Still a lot of work I want to do to the Assembler before I formally release it but it is usable as is. ) test mixed formula with brackets 49152 vicbased000 green5 yellow 7 lda green ldx yellow sta vicbase(102(7-5)-2) sta d020 background stx -1000vicbase(4004)(1017)-2 stx d021 background rts 6 February Assembler - More improvements to real time highlighting of errors. Assembling the program retains the current cursor position in the text area (it was previously scrolling to the end of the text). 5 February Assembler fixed bug when comment followed unassigned label nested calculations implemented. eg sta 0400(140) byte now accepts strings as arguments Until I draft a proper instruction manual, example code that can be successfully compiled without modification that uses most of the assemblers features is available here. gtcodebase64.orgdoku. phpidbase:micropong Assembler Better handling of compiling to and referencing zero page locations with labels. Operands can use ,,amp,. in addition to ,-,lt and gt. Improved syntax detection. Formatting is very likely to change in future releases. Im focusing on the functionality at this stage. Compile to. prg no longer writes to c64 memory. Compile to c64 updates graphics memory where appropriate. errors underlined. Any errors detected during assembling of the program will not allow compiler to successfully complete and their will be no output to a file or the c64. note: new labels used as operands for opcodes will not be recognised until the program is compiled. Assembling the program updates all label references. Assembler - fixed compilation error if labelprogram counter set in first line. Seems to have fixed the pasting issue. Assembler - Improved real time syntax checking. Labels can be on same line as instructions. There is still a lot of work to do before I am happy to release formally with a manual. An example program that can be compiled is here gtcodebase64.orgdoku. phpidbase:openingthetopbottomborders which should give you an idea what can be done with this version. note: I sometimes experience issues pasting large amounts of text from sample programs from the internet so best to download those programs to an. asm file and them load them into the assembler. I know the problem and will fix in future release. 1 February Assembler can recognise and compile low byte and high byte operations (lt and gt). e. g lda ltirq byt and. byte allows a list of bytes to be compiled eg. byt 4c,20,34 31 January Assembler (accessed via the top menu under Monitor) - Has very basic functionality at this stage. Allows assembling directly to c64 emulator memory or to. prg file. File will be saved using the source file name and location with a. prg extension. If no source file was selected assembled program will be saved to default. prg in the folder of c64.jar. It is still in early development stage so there is still a lot of features to be added but it is functional. I will provide proper documentation when I have a few more basic features implemented and have finalised the look and feel. All opcodes are supported including undocumented instructions. The a command with no arguments in the Main CPU monitor (also under the Emulators Monitor menu) provides structure of all opcodes. The following is an example program demonstrates most of the implemented features. You can mix hex, binary, decimal and labels with addition and subtraction functions. this is a comment valuehex valuebinary value without or treated as decimal 49152 set program counter to 49152. c000 gives exact same result vicbased000 label vicbase set to 53248 bordervicbase32 label border set to 53280 backgroundborder1 label background set to 53281 jsr setbackground loop fill screen with all 255 characters txa sta 0400,x inx bne loop rts setbackground subroutine lda 010 sta border lda 07 sta background ldx 00 rts 30 January C64 snapshot - VICII registers values properly restored. It was broken on a recent release but is fixed now. Assembler - Removed debug output. Font size set based on screen size. NEW FEATURE - Select palette available under view menu. Default palette set to the same as the default colors for VICE from default. vpl. Assembler - Labels and basic additionsubtraction recognized. note: new Assemble option in the assembler not functional at the moment. It only does 1 pass which detects labels for future processing at this stage. Im hoping to have the Assemble option functioning in the near future. ) 25 January REU - Improved BA timing. First sprites in border scroller flicker in real 1750 version of Treu Love fixed. Im still noticing sprite one pixel high sometimes displaying in right border so will investigatefurther. Im suspecting it is related to sprite DMA accesses starting during a badline, which is the same place that was causing the flicker in my previous version of the emulator. Monitor - removed duplicate output if r (execute number of cycles) command. This was caused by the extra cycles of the disk drive. 24 January UPDATE to REU - Included a fix to run real 1750 version of Treu Love. Set as default. Can be disabled via REU menu under Expansion menu. Still needs testing. Assembler - Improved recognition of valid opcode structure. REU - Writes to VICII and some BA timing fixes. Treu Love REU demo (not the one for real 1750) displays sprites in border correctly. Im still investigating the BA timing issues covered by VICE bug700 - REU BA timing is wrong. Monitor - Displays REU cycles where appropriate when using the r (execute number of cycles) command. 22 January NEW FEATURE Source code editor (assembler under monitor menu). Currently only highlights (in blue)valid opcodes with correct arguments and highlights comments (any text on a line after in red). Very basic functionality at this stage including displaying of line numbers, load, save, and cutcopypaste. There is no option to assemble code directly from the emulator yet but I am busy working on that functionality. The Monitors assembler now accepts binary() and decimal in addition to hexadecimal() numbers as arguments. eg gta c000 lda 101 gta c002 sta 53280 gta c005 inc d021 gta c008 jmp c005 gta c00b gtx 16 January - C64 REU Fixed emulator sometimes freezing when REU disconnected during REU access. 13 January - C64 Emulated sprite fetch bugs as identified by VICE bug217. Will make this optional via a menu when I find time to rework the GUI. note: on my real C64C the bug eventually flickers between multicolor and Hires after being powered on for some time. On power up the bug is stable in HIRES mode. (see sourceforge. netpvice-emucodeHEADtreetestprogsVICIIspritefetchbug ) Effect visible on my real C64 at following X values using test program from above link. The emulator matches the real C64 at all locations. Sprite 1 :106,10a,10e,112,116,11a,11e,122,126,12a,12e Sprite 0: 136,13a,13e,142,146,14a,14e,152,156,15a,15e New configure screen menu added (Incomplete). Only option available at the moment is screen resolution to be used during full screen mode. Will hopefully find time to fully rework GUI in the near future. 7 January - C64 VICII Improved handling of detecting sprite to background collisions. Improved speed during warp mode on screens with a lot of sprites More research done of behavior of pixels during change from multicolor bitmap mode to 8 bit multicolor text mode. Fixed stray pixels in aloadofshit demo. 3 January - C64 VICII fixed minor bug introduced in 1 January release with displaying last line of sprite from Xposition 0x160-0x164. Sprites display correctly again. Tested with spritemove testprogram from VICE. 2 January - C64 VICII Minor bug fix during modechange. Removes stray dots that appeared in Flexible demo part 3. 1 January 2016 - C64 VICII Faster emulation of all graphic modes. More accurate emulation of pixel behavior during mode changes. The emulator matches the output of my real C64 using the test programs suite from VICE including victiming, videomode and split-tests. 19 December - C64 VICII - Refined sprite and XSCROLL code for faster execution. ULTIMAX mode - fixed VICII gfx access. I noticed the screen didnt match my real c64 when freezing the Last Ninja with my ACTION REPLAY VI. This was caused by the VICII incorrectly getting its data from the cartridge rom instead of the C64 ram in some memory locations. 17 December - C64 Improved KCS Cartridge emulation. BLOADing and cartridge freezeresuming works for running basic programs now. Fixed issue when reloading snapshot with cartridge image sometimes crashing the emulator. This was caused by the timer still running causing an overflow while the menus where being regenerated. Fixed repeating RESTORE key when held down. Itneeds to be released before it is sensed again just like the real thing. 14 December - C64 Restoring snapshots with cartridge images will update the cartridge menu. Included some additional reset code for KCS power cartridge . 13 December - C64 CIAs - fixed shift register timing. No more jitter in Athena when scrolling down a screen. Easyflash Cartridge - resets to Ultimax mode. Futurama demo works now. 8 December - C64 CIAs update fixed shift register IRQ timing. Athena refreshes screens properly. Passes all of VICE shift register test programs. Test programs and Athena confirmed working correctly with my real C64. Removed shift register debug messages. Improved model for shift registers and TOD clock 7 December - C64 NEW FEATURE - CPU speed - available under file menu. Increases the CPU speed by a factor of 2, 3 or 4. Factor of 1 is normal speed. Does not affect speed of SID, CIAs, VICII or devices. Most games use CIA or Raster interrupts for timing so will most likely run at same speed regardless of CPU speed selected. Will make basic programs and games like Driller and Fairlight run at a much faster speed without distorting music or clocks. CPU speed of 1(default) should be selected for demos, any disk access including loading of games, games that use VICII tricks for special effects, or anything else that requires exact timing of CPU. Quickload available under drive menu will work with all cpu speed modes. The cpu speed can be changed anytime without resetting the emulator. I will look at automatically disablingre-enabling CPU speed increase if the emulator detects disk access in a future release. 5 December - C64 Clear CIAs IMR and ICR on reset. Fixes multiple problems, including the loading of some cassette games, that can happen after a reset because IRQ flags wereincorrectly set. 4 December - Atari 2600, Commodore 64, VIC 20 Monitor included for Atari 2600 New keyboard mapping matching other emulators like VICE. One day I will find time to actually document everything but some of the less obvious keys if youre not familiar with the key mappings from other emulators are:- (C64 key PC key) CTRL TAB Commodore key LEFT CTRL RUNSTOP ESC arrow up graphic DEL pound sign INS RESTORE PAGE UP CLRHOME HOME left facing arrow graphic - - VIC 20 - Correctly connected RESTORE key to VIA1 CA1 instead of directly to NMI. Pressing RESTORE in Bandits no longer crashes game. TO DO: VIC 20. Find correct color codes. Confirm output of VIA1.prg and VIA1-free. prg from sourceforge. netpvice-emucodeHEADtreetestprogsinterruptsirq-ackn-bug matches output from real VIC 20. I havent been able to find any reference data for these programs and unfortunately I dont have a real VIC 20 to test with. Grateful to anyone if they can forward me screenshots from a real VIC 20 if anyone has one. If I get time I will write a test program for my 1541 instead as an alternative method to test the IRQ acknowledgement timing of the 6522 chip. ) 3 December - VIC 20 Update - Raster Read Register updating end of screen implemented only for NTSC only. PAL updates Raster Read Register at end of line. Impossiblator 3 working again. Raster Read register updated at end of screen instead of end of line. Bandits displays correctly now. Bandits should be started in NTSC mode. You can hot switch from PAL to NTCS while the game is loaded but it might cause some minor graphic instabilities. A simple soft reset fixes the problem. VIC 20 has the same monitor as the C64 included now. 2 December - SIDpanel Improved output f11f12 decreaseincrease samples to panels 30 November - C64 Monitor Sidpanel - A GUI I used a while back in the early days to test SID functionality. Ive cleaned up the code but havent included any new features since I first developed it. It is in early stages of redevelopment so only available via the monitor at this stage. Command: sidpanel onoff Displays Waveform, Envelope, or Accumulator of SID voices panels 1-3 are the voices, panel 4 is the volume, panel 5 is combined waveforms f5 - Select Waveform output f6 - Select Envelope output f7 - Select Accumulator f9 - Freeze panel output. Restart by selecting f5,f6 or f7. UUencoding decoder Another simple GUI I created a while back for decoding . Command: uu On successful parsing of valid uuencode program will load program into memory and display message like Program loaded 0801 - 2871 into monitor window No error checking. The decoder will assume valid entry. If no Program loaded xxxx-xxxx message appears, the decoder failed. Use CTRL-V to paste encoded program you want to decode into the textbox. resize the window if the parsing button is not visible. Example uuencoded programs here. Please include all lines from begin 644. until end. Make sure the begin and end line are included. Ensure there are no empty lines before the begin statement in the pasted coded. Once again this is in early re-development so only available via monitor at this stage. 29 November Directory for each file type is saved during session. Updated manual to include Monitor commands. C64 Monitor Save - s bbbb eeee bbbbeeee startend location in hexadecimal No filename argument, file is chosen using filechooser once command is entered. please note filechooser does not automatically include. prg extension and will overwrite file if it already exists Load into memory - l Load file into memory. Starting location will be first 2 bytes in chosen file using little endian format No arguments, file is chosen using filechooser once command is entered. Assembler - a xxxx mnemonic arg a with no arguments lists all available opodes including illegal opcodes with their addressing modes in the format the assembler understands. xxxx memory location in hexadecimal note: Assembler automatically outputs header for next opcode after valid input. (gta xxxx ). Enter to exit Assembly mode. EXAMPLE gta c000 ldx 01 gta c002 stx d020 gta c005 inc d021 gta c008 lda d021 gta c00b and 0f gta c00d bne c005 gta c00f inx gta c010 jmp c002 gta c013 gtg c000 28 November - C64 CARTRIDGE 6-Expert Cartridge support. PRG, ON and OFF modes. Freeze using EMS menu item or RESTORE key in ON mode. Cartridge menu changed to Expansion port. Menu updates itself depending on what cartridge is inserted. Fixed bug introduced in last build where Final Cartridge III would crash when exiting to basic. Fixed writing to hirom of Easyflash. Can save in slot 2 of Zac mckrackenManiac mansion MONITOR Current bank displayed in output Break points implemented in monitor. b xxxx toggles breakpoint onoff for memory location. s lists current breakpoints. game truefalse, exrom truefalse to toggle EXROM and GAME. p xxxx xx to poke location with value in current bank. j xxxx jumps to location without exiting monitor. I will update current and include new commands with full description when I get time. I have developed these for my own debugging purposes so the monitor is far from complete yet. 24 November - C64 Monitor improved cartridge support (can now view IO1 and IO2 areas for KCS Power Cartridge ) 22 November - c64 Fixed blank screen issue with KCS Power Cartridge snapshots 2- KCS Power Cartridge support including BLOADing saved images please note you will probably need a spare blank d64 image to save. The KCS manual recommends a disk with at least 256 blocks. You will also need to turn the disk drive off then on again if the program puts code into the drive memory. Snapshots with KCS can sometimes blank the screen but runstoprestore or soft reset will reset the screen and give you access to the disk image for BLOADing etc. ( update: fixed) Monitor W command needs old CIAs selected from settings to function correctly. It doesnt step through to next instruction with new CIAs. Not sure if this happens on real C64C with new CIAs as I dont have access to this cartridge to test. I will be working on saving d64 images and 6 - Expert Cartridge support next. 21 November - C64 Final Cartridge III support. Unsupported cartridges no longer crash emulator. Summary of cartridges currently supported are:- 0 - Standard 4, 8 and 16K cartridges 1- Action Replay 3 - Final Cartridge III 4 - Simons Basic 5 - Ocean Type 1 10 - Epyx Fast Load 13 - Final Cartridge 1 15 - System 3 18 - Zaxxon 19 - Magic Desk 32 - EasyFlash 18 November - C64 fixed up stray pixels during flipping of multicolor bit in some demos and games - Krestage 2. zeropage RAM values simulated with drive-quickload. Filename stored correctly at top of BASIC ram. SAM reciter and Lets Scroll It works correctly when loaded with quick load . 15 November - C64 Monitor fixed branch address New command: c - Clear display window Display updates after r command includes IRQ status and timers in r command output 8 November - C64 Fixed freezing of emulator when attempting to savestate when cpu halted with opcode 02,12 etc. Machine code monitor (work in progress) d, d xxxx - Disassemble m, m xxxx - Memory dump r xxxx - execute and disassemble xxxx cycles (recommend lt500 cycles at a time) g xxxx - exit monitor and jump to instruction at xxxx x - exit monitor 6 November - Core 6502 (C64, VIC 20, Atari 2600) Improved SHA, SHS, SHX, and SHY emulation. Supports page boundary crossing and DMA access. Passes all available VICE test programs. Confirmed same programs pass on my real C64. The basic algorithm I use for all instructions is as follows. The normal logic of the relevant indexed addressing modes applies to all cycles of all of the SH instruction. Let me know if you want me to expand on this. 22 October - C64 Improved ULTIMAX support. 8 October - C64 SID - Fix pulse output when test bit set. Speech in Apollo 18 now works 7 October - C64, Vic 20, Atari 2600 Snapshots Gamepad support Various emulation fixes (c64) Wonderland xii diskchange now works, reu fixes interactive diskviewer (VIC 20, C64) Manual 17 September - VIC 20 Programmes can be automatically run by double clicking the filename in the disk content window. Double clicking an empty space in the disk content window will load,8,1 Fixed VIA PA latching. PWP Liberation now works Removed some debugging code that slowed emulator down after emulators system clock overflowed 16 September - VIC 20 Fixed writing to cartridges. Robin Hood now works Hard reset implemented (clears ram) 14 September - VIC 20 Emulator Supports all standard memory configurations. JRE7 or better required. I will compile for previous versions of Java if requested. PAL (default) and NTSC(interlace not emulated) Bandits compatible(NTSC) Cassette and Disk drive (C1541) support number keypad joystick directions, Right-CTRL fire button 14 June 2015 - ATARI 2600 Emulator Supports only standard 4k, 8k, 16k and 32K romssuper roms at this stage. JRE7 or better required. I will compile for previous versions of Java if requested. Keyboard controls F1- Power (onoff) F2 - TV type (colorbw) F3 - Left difficulty F6 - Right difficulty F7 - game select F8 - game rom F11 toggle joystick port number keypad joystick directions, Right-CTRL fire button 3 January 2015 - NEW BETA UPLOADED WITH MULTIPLE DRIVES 21 January - SAVE STATES - read changelog for what is supported. Features that are available now include mouse support(F12 enablesdisables, F11 swaps mouse port), joystick(number keypad, 0 is fire, 5 swaps port). Please note the current user interface is intended for testing purposes hence why it is still beta. I am still focusing on optimising the core of the emulator so it may be sometime before I tidy up the menus. Feel free to send me suggestions and I will try and incorporate them into the next release. This emulator is benchmarked against my PAL commodore 64C model PCB assembly number 250466 with VICII 6569r3, SID 6581 and CIA 6526As. Peripherals I have to test with include a 1541-II disk drive(photo used as disk icon), Action Replay VI, SD2IEC Commodore 1541 Disk Drive Emulator and a commodore C2N Cassette. I use the test programs from the Versatile Commodore Emulator (VICE).

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